6 de março de 2011

Dos diminutivos sintéticos

Já me foi perguntado porque é que eu tenho a mania de não utilizar o diminutivo de "beijos" quando me despeço on- e off-line. As minhas conversas ao telefone, no Facebook ou por SMS com pessoas bafejadas pela sorte (azar?) de terem dois cromossomas sexuais XX terminam quase sempre com a seguinte troca de vocábulos:

ELA: Então até amanhã! Beijinhos!
EU: Até amanhã. Beijos!

Por vezes existe esta variante:

ELA: Vou chamar a polícia se não parares de me chatear!
EU: Ok, ok. Até amanhã. Beijos!

Por que motivo respondo eu com "beijos" a uma oferta de "beijinhos"? Qual será a razão pela qual eu ignoro a oferta carinhosa de beijoquice fofinha e mimosa para responder com gigantescos beijos lambuzados, dados claramente por lábios do tamanho dos do Mick Jagger? A que propósito é que a minha resposta não emprega o diminutivo?
A verdade é que em Portugal somos fãs dos 'inhos. Ele é o cafezinho, o pãozinho, os diazinhos de férias, mesmo que se trate de um café duplo em chávena de meia-de-leite, de um pão de mafra de 800 gramas ou de 25 dias úteis seguidos de papo para o ar.
Mas eu não gosto de diminutivos. Talvez seja de ter peso a mais e 1.91m de altura, não sei. Pois se eu sou deste tamanho, porque raio haveria eu de dar beijinhos ou de comer pastelinhos? Já me imaginaram, com esta altura toda, sentado numa esplanada a beber um cafezinho ou a apreciar o solinho numa tardinha no final dos meus diazinhos de férias? Não resulta.
Mas não: a resposta é bem mais subtil do que isso. A verdade é que eu, pessoalmente, não gosto da sequência de consoantes minúsculas nh. Esteticamente são feias, foneticamente difíceis de pronunciar (impossíveis mesmo, para estrangeiros) e estão presentes nalgumas das palavras mais nojentas da nossa língua, tais como "ranho", "abrunho", "impostos", "medonho" ou "roufenho".
A verdade, nua e crua, só é evidente quando o conjunto de duas letras é colocado lado a lado, num tipo de letra sem serifa:
É verdade, meus caros leitores. As consoantes nh estão, na verdade, a fazer-nos um manguito.

2 comentários:

Schizo disse...

Beijinhos? Vá lá, desta vez carregaste no backspace antes de carregar no enter...

lídia disse...

sangue do meu sangue!!!! então e o "xauzinho"? berk!