15 de março de 2011

Desafio 30 Dias, 30 Canções - Semana 1

Ora pois que por todo o Facebook se faz o "30 Day Song Challenge", em que cada participante partilha uma música por dia durante 30 dias, tendo cada dia um tema para o qual se tem de arranjar uma música. Só para ser diferente, vou fazer o desafio, mas... aqui no Blog. Aqui vão os temas da 1ª semana, actualizados diariamente. Para ver as minhas escolhas, é só clicar aí no "Ler Mais".

15/03/2011 - Publicado o Dia 1 - Your favourite song.
16/03/2011 - Publicado o Dia 2 - Your least favourite song.
17/03/2011 - Publicado o Dia 3 - A song that makes you happy.
18/03/2011 - Publicado o Dia 4 - A song that makes you sad.
19/03/2011 - Publicado o Dia 5 - A song that reminds you of someone.
20/03/2011 - Publicado o Dia 6 - A song that reminds you of somewhere.
21/03/2011 - Publicado o Dia 7 - A song that reminds you of a certain event.






Day 1 - Your favourite song

Começa logo com uma tarefa muito difícil. Qual será a minha canção preferida de sempre? Há tantas de que gosto... mas talvez aquela com me mais vezes me identifico seja a minha preferida? "Laugh at all the madness in the world, laugh so hard you break your fall..." Aqui têm a Sound, dos James, nesta versão ao vivo em Manchester, naquele que eles próprios pensaram ser o concerto de despedida da banda. São 10 minutos inacreditáveis: já devo ter ouvido e visto esta performance algumas 100 vezes e continua a arrepiar-me.






Day 2 - Your least favourite song

Ricky Martin nunca ameaçou processar Melão por plágio porque, convenhamos, eu também faço cocó e não ponho em tribunal os cãezinhos que sujam as ruas das nossas cidades porque eles me imitaram ao também executarem essa nobre tarefa que é a defecação. Ok, não será muito nobre, mas será ainda assim mais nobre do que este pedaço de esterco musical que coloco em seguida.






Day 3 - A song that makes you happy

A pop-rock portuguesa tem uma menina gira, baixinha, com voz alegre e bem-disposta, de quem, por algum motivo, é raro nos lembrarmos. Ao que julgo saber, esta menina é um Anjo Selvagem com Mais Olhos que Barriga, que de vez em quando Finta a Pulsação para dizer Sou Eu! quando alguém pergunta "Who Are U" (ah, não, espera, esta última é do David Fonseca). Fazedora de incontáveis bandas sonoras de novelas deprimentemente más, a Susana Félix é autora da mais saltitante descrição musical de uma bebedeira que já ouvi na vida. Ora reparem na letra desta canção que me consegue sempre deixar um sorriso nos lábios!






Day 4 - A song that makes you sad

Lembro-me perfeitamente de, em mil-novecentos-e-noventa-e-troca-o-passo, tomar o pequeno-almoço preguiçoso (no 12º ano havia dias em que só tinha aulas de tarde) em frente à televisão e ver uma sitcom na RTP2 chamada Taxi. Tinha uma data de personagens coloridas que eram motoristas de táxi e viviam uma série de peripécias engraçadas, mas, de muito longe, o que me fazia gostar da série era o mecânico lituano Latka Gravas, interpretado pelo genial Andy Kaufman. Este comediante americano (talvez não deva chamar-lhe isso, ele odiava ser apelidado de "comediante"), que morreu muito novo com um cancro num pulmão sem alguma vez ter fumado um cigarro, participou em desempenhos extraordinários de televisão e de entretenimento em palco, que incluem sketches incríveis e variados. Fosse a imitar o Elvis, a interpretar um desafinado cantor de jazz que era malcriado para com a plateia, a cantar o refrão da música do Mighty Mouse (HERE I COME TO SAVE THE DAY), a participar em combates de wrestling contra mulheres e contra Jerry 'The King' Lawler ou a organizar debates entre personagens de programas infantis decrépitos (o "Has-Been Corner"), Andy Kaufman deixou a sua marca no humor a nível mundial e é uma das minhas principais inspirações. Além disso, há que respeitar alguém que dá um espectáculo em Carnegie Hall e, no fim, leva TODA A GENTE DA PLATEIA, em VINTE AUTOCARROS, para irem com ele comer biscoitos e beber leite quentinho!
Em 1999, os R.E.M. escreveram a banda sonora do filme biográfico Man on the Moon, cujo título é roubado à canção de 1995 com o mesmo nome. A letra é sobre (e dedicada a) Andy Kaufman. Esta música deixa-me triste: um cancro roubou-nos um génio que ainda tinha tanto para concretizar na sua vida.






Day 5 - A song that reminds you of someone

Os verões de 1998 e 1999 foram gloriosos. Férias grandes no secundário são mesmo grandes, 3 meses e meio para aproveitar. Nestes anos conheci malta porreira, e dessas férias de verão ficaram amizades que ainda duram mas pelo caminho os caminhos divergiram, perderam-se contactos e perdeu-se o contacto. Não sou muito dado a nostalgias, mas esta canção recorda-me uma rapariga chamada Joana em crise consigo própria que era a maior fã de Garbage que já conheci. Na eventualidade extraordinariamente improvável de alguma vez leres isto, espero que esteja tudo bem contigo e que a vida te tenha tratado bem. Portanto, recordando não só a Joana mas também todos os outros que fizeram parte dos meus verões do final da década de 90, aqui fica When I grow up, dos Garbage (ao vivo no Saturday Night Live, com a letra da música em versão "limpinha" e familiar), em que a Shirley promete que quando crescer vai ser estável. Tem piada: eu já cresci e ainda não o sou por aí além.






Day 6 - A song that reminds you of somewhere

Trabalhar nos laboratórios da Rede das Novas Licenciaturas no IST incluía um misto estranho de galhofa e desespero. A razão pela qual esta música me lembra daqueles laboratórios de Informática onde passei tantas horas só é verdadeiramente entendida pelo Gonçalo, a.k.a. Schizo, que assistiu à cena que cito no final deste texto e que frequentemente a parodia. A verdade é que esta banda irlandesa, que um dia ousou ganhar um Globo de Ouro para o qual também estavam nomeados U2 e Cranberries, é desconhecida para muitos - não fosse a Optimus colocar esta música num dos seus anúncios e eles nunca teriam sido ouvidos em Portugal. Para o dia 6, aqui fica October Swimmer, dos JJ72. "Desliga a música, Zé, que já estou tão agoniada!"






Day 7 - A song that reminds you of a certain event

Já que falamos da Rede das Novas Licenciaturas, e, consequentemente, dos meus tempos de faculdade, vale a pena partilhar a música que encheu os últimos dias que passei como estudante do IST. Em vésperas de apresentação do nosso trabalho final de curso, eu e a Rita passámos horas e horas no nosso laboratório a ultimar pormenores, a terminar relatórios, a preparar dissertações, a fazer testes e, na maior parte do tempo, a desesperar pela falta do mesmo. Esta canção, uma das nossas preferidas, deve ter rodado centenas de vezes nesses dois dias. O que é facto é que o BiblioPad viu mesmo a luz do dia, e fomos brindados por um magnífico 18 que concluiu condignamente uma fase extremamente stressante das nossas vidas. Convosco, The Great Beyond dos R.E.M. ... que é isso que ouço aí atrás? Estou a exagerar nas quantidade de músicas dos R.E.M. e depois isto fica muito repetitivo? Ok, ok, então apresento-vos The Great Beyond, cantado pelos The Fray.

2 comentários:

MDS disse...

Já uma vez te tinha dito... aliás está bem explícito no meu facebook... o filme "Man on the moon" é um dos filmes da minha vida... Sempre me faltou a paciência para o Jim Carey... mas tantos anos passados continuo sem perceber como é possível ele não ter recebido um óscar por este papel... Quanto à música dos REM... adoro!

Dulce

Anónimo disse...

gosto imenso da primeira musica :)
ja a segunda tenho de discordar porque o coraçao de melao e das melhores musicas portuguesas de sempre! muito acima da cancao de embalar de zeca afonso entre outras :P

ass diogo fernandes