5 de abril de 2011

Desafio 30 Dias, 30 Canções - Semana 4

Eis que chegamos à penúltima semana do Desafio. Já vamos em 22 dias em que quem me lê ficou a conhecer algumas coisas novas sobre mim. Espero que esteja a ser interessante! Por esta altura já sabem o que fazer - é clicar no "Ler Mais" para conhecerem as minhas escolhas.

05/04/2011 - Publicado o Dia 22 - A song that you listen to when you're sad.
06/04/2011 - Publicado o Dia 23 - A song that you want to play at your wedding.
07/04/2011 - Publicado o Dia 24 - Nas imortais palavras de alguém que conheço, "esquece..."
08/04/2011 - Publicado o Dia 25 - A song that makes you laugh
09/04/2011 - Publicado o Dia 26 - A song that you can play on an instrument (ahahaha! no.)
10/04/2011 - Publicado o Dia 27 - A song that you wish you could play
11/04/2011 - Publicado o Dia 28 - A song that makes you feel guilty (what?)
12/04/2011 - Publicado o Dia 29 - A song from your childhood
13/04/2011 - Publicado o Dia 30 - Your favorite song at this time last year





Day 22 - A song that you listen to when you're sad

Não gosto nada de estar triste. Por vezes acontece mas, nas imortais palavras do Barney Stinson, "When I get sad I stop being sad and be awesome instead". True story. (Ele faz o mesmo quando se sente doente. Nessas situações, eu prefiro Ben-U-Ron.) Um dos truques que tenho é ouvir música de que goste muito. Mas mesmo mesmo muito. Portanto já sabem o que aí vem, não sabem? Ou é James, ou R.E.M.. Não há muito mais para dizer. Portanto, agora que já sabem tudo e já conhecem melhor que bem a música que gosto de ouvir, fiquem com a lindíssima The smoke will lead you home, da banda indie sueca Logh. Que é para não se armarem em espertos.






Day 23 - A song that you want to play at your wedding

Não sei se me irei casar, mas (lamento imenso!!) os James têm a música perfeita para um casamento. Chama-se Shooting my mouth off e é, basicamente, uma declaração de amor de Tim Booth à mulher. Por entre raciocínio apaixonadamente lógico (To make do, we're the safest option), frases de engate com muito nível (Before you, no direction, before I came on in) e promessas românticas de amor eterno (When I say we can go on forever, it's a date. Mark the date), esta é a minha escolha para tocar em qualquer casamento - inclusive no meu :) O porco com um colar de pérolas? É a fabulosa capa do álbum Millionaires - que me fez rir quando a vi pela primeira vez.






Day 24 - A song that you want to play at your funeral

Como diria o Robbie Williams, I'm not scared of dying, I just don't want to. Por isso esqueçamos o dia 24. Não quero esta canção em funeral nenhum - mas vou publicá-la à mesma porque é fabulosa. Johnny Cash, everyone! E fala sobre campas e tudo! E com um extra lindíssimo. Milhares de fãs, num projecto internacional tornado possível pela Internet, fizeram o último videoclip de Cash. Aqui vai, então, o making-of e o vídeo de Ain't No Grave.






Day 25 - A song that makes you laugh

Os anos 90 tiveram muita, mas mesmo muita coisa boa. A World Wide Web. O jogo Day of the Tentacle. A série Marés Vivas. Os Nirvana. O Mundial de 94, nos Estados Unidos. O Dragon Ball. A Expo 98. O Curto Circuito. Imensas coisas a que achávamos montes de piada nestes anos bastante despreocupados (pelo menos para mim). Perdidos lá pelo meio estão os Mamonas Assassinas. A história conta-se em poucas palavras. Esta banda de rock teve uma carreira de 8 meses, com 3 milhões de discos vendidos e um sucesso brutal, que terminou num acidente de avião quando vinham a Portugal dar um concerto. Os Mamonas fizeram-me rir muitas vezes, e esta é a minha música preferida deles, que liga amor com Física, Matemática (afinal de contas sou ou não sou engenheiro?) e... trava-línguas. A absolutamente delirante letra inclui pérolas como Te ensinei todos os auto-reverses da vida e o movimento de translacção que faz a Terra girar ou Te provei por B mais C que as meninas dos teus olhos não têm menstruação. Os Mamonas Assassinas eram tão bons, mas tão bons, que Deus também quis vê-los tocar ao vivo.






Day 26 - A song that you can play on an instrument

Quero mudar isto (quero aprender guitarra) mas, apesar de já ter sabido alguma coisa de flauta de bisel fruto das aulas de Educação Musical, hoje em dia esta é a única coisa que sei tocar. O Desafio continua amanhã!






Day 27 - A song that you wish you could play

O piano fascina-me, confesso. Adoro guitarra, adoro o toque que alguns instrumentos menos comuns no rock trazem às músicas das bandas que arriscam usá-los (como o trompete nos James, ou o harpsichord, o bandolim e a guitarra portuguesa nos R.E.M.), mas o piano... aaah o piano. Talvez por isso a minha música preferida das super-estrelas Coldplay é, de longe, a Clocks, que tem uma linha base de piano fabulosa que carrega a canção às costas e resulta tão bem em estúdio como ao vivo. Aí está o que eu gostava de aprender a tocar: a Clocks dos Coldplay no piano. Ora procurando no Youtube, encontrei vários outros(as) jovens que pensam o mesmo e que resolveram publicar na Internet as suas tentativas de tocar esta música. Aqui vai um deles, que me parece (a mim que não sou professor de música - olá Sara!) fazer um bom trabalho. Quem se quiser enfurecer, visite a página do vídeo directamente no Youtube e veja a mesquinhice e maldade nos comentários. Aaah, a espécie humana.






Day 28 - A song that makes you feel guilty

Não há nenhuma canção, que eu saiba, que me faça sentir culpado. Há coisas que me trazem de volta alguns sentimentos de culpa, mas, que me lembre, nenhuma é uma canção. Por isso hoje vou ter de saltar o tema do desafio. Mas não quero que vos falte nada! Por isso, com a devida vénia de agradecimento à Inês, psicóloga e mega-estrela da televisão, que me relembrou esta extraordinária música, aqui fica Frontier Psychiatrist, dos The Avalanches.






Day 29 - A song from your childhood

Comecei a prestar realmente atenção à música quando estava algures entre o 7º e o 8º ano, mas antes disso houve algumas canções que fazem parte do meu imaginário. Uma das mais divertidas era de Suzy Paula, de quem nunca mais ouvimos falar, mas que fez as delícias da pequenada, com o seu Areias, que era um camelo, com duas bossas e muito pelo. Fast forward para 2011, e eis que alguém coloca no Youtube a música, com algumas fotografias de José Sócrates a acompanhar. Peço desculpa por mais uma referência política, mas... confesso que tem alguma piada :)






Day 30 - Your favorite song at this time last year

Acabo este desafio da mesma forma que comecei: com James. Em 2010 corriam rumores que os James iriam lançar não um, mas dois álbuns. E foi mesmo verdade. The Night Before e The Morning After são dois dos melhores trabalhos da banda. Já eu, continuava entretidíssimo com o disco anterior, Hey Ma!, que tem alegria, trompete a rodos e letras com curiosas análises ao mundo em que vivemos (war is just about business, within and without, na magnífica Hey Ma, ou o hino anti-consumismo que é a Waterfall). A igualmente curiosa capa inclui um bebé a brincar com cubos de letras e uma pistola, sendo que, previsivelmente, a versão lançada nos Estados Unidos não tinha a pistola. A minha música preferida do álbum chama-se I Wanna Go Home, e é uma balada extraordinária sobre exaustão (In this bar, in this bar, I am dying), confusão mental (Disassociated, keep off the grass. I prefer you naked, but this too shall pass), com um refrão arrepiante em que, nos concertos ao vivo, Tim Booth se entrega de corpo e alma. I wanna go home, right now!



E pronto. Os 30 dias acabam aqui. Espero que tenha sido interessante, e que através das minhas escolhas me tenham ficado a conhecer um pouquinho melhor. O Rainho ao Poder continua dentro de dias!

Sem comentários: