23 de fevereiro de 2011

Dos risos na Internet

Uma das coisas que mais me intrigou desde que comecei a utilizar a Internet foi a veracidade que as pessoas colocam atrás dos acrónimos que utilizam nas suas mensagens. Por exemplo, será que alguém que escreve "LOL" está mesmo a rir às gargalhadas? E será que alguém que escreve "ROTFL" está mesmo a rebolar-se pelo chão a rir? Parece-me bastante incómodo estar numa conversa e alguém dizer algo com piada e, acto contínuo, um dos interlocutores atirar-se ao chão, enrolar-se em posição fetal e desatar a rebolar casa fora.
- Ó António, que disparate! O que é que estás a fazer?
- Não te metas, mulher, estou a rebolar pelo chão a rir-me! ROTFL! .... AAAAU, que raio é isto que me picou as costas?
- É uma unha minha, eu estava a cortar as unhas dos pés...
Há outros acrónimos ainda piores, como o trágico LOLOLOL que nem sequer faz sentido (laughing out laughing out laughing out loud?) ou o muito brasileiro RSRSRSRS que nunca cheguei a perceber... será em tributo à defunta RS-Cola, cujo sabor adocicado a contraplacado moído me vai ficar sempre na memória como o único refrigerante em existência que é pior que o combustível para foguetões a que o LIDL chama "Cola"? Será que foi inventado por algum Técnico Oficial de Contas fanático e tresloucado cujo teclado tinha a tecla I avariada? Nunca saberemos.
Sobram-nos as onomatopeias, das quais também duvido sempre. Os espanhóis enchem os chats com "jejejejejeje", mas eu nunca ouvi nenhum espanhol a rir-se como o Muttley na vida real! Uma amiga minha mudou o seu riso na Internet recentemente, de "ehehehehehehehe" para "ahahahahahahaha"... será que ela mudou mesmo de vogal quando se ri?
Rir é fabuloso. E é óptimo para manter a forma: rir queima muito mais calorias e trabalha muito mais músculos que franzir a testa num esgar de preocupação.

EDIT: a minha amiga explicou-me que o "ahahahahahahah" reflecte maior intensidade no riso do que "ehehehehehehe", que ela continua a usar para aqueles momentos em que não se ri sonoramente. Ou seja, a vogal não mudou - simplesmente especializou-se. Eu confesso que de vogais não percebo muito, mas podemos sempre telefonar a esta senhora a perguntar.